Translate

quinta-feira, 14 de junho de 2012

QUEM SOMOS ?




A M∴U∴R∴ é uma obediência Maçônica que busca congregar elementos para resgatar uma relação equilibrada entre homens e mulheres, condizente com as novas realidades sociais que se apresentam neste século, onde independentemente de gênero, pessoas capazes e produtivas preocupadas com os problemas sociais, decorrentes da própria condição humana, unem-se com um único objetivo, o bem da humanidade.

A Maçonaria sempre foi o celeiro de grandes líderes mundiais, berço de grande pensadores, músicos e personalidades importantes. E, consequentemente responsável por grandes mudanças políticas e transformações sociais em torno do mundo. Porém, a mulher, apesar de estar presente muitas vezes liderando estas mudanças, sempre foi discriminada.
Durante a história da Maçonaria, existem registros da participação feminina em lojas e obediências, mas isso sempre de forma considerada espúria ou melhor não reconhecida.
Contudo, no que tange a Maçonaria, nunca coube à mulher a possibilidade de participar com legitimidade, porém, com o Novo Milênio uma nova forma de enxergar o mundo se faz necessária, e a mulher sai do obscurantismo e vem com todo potencial assumir seu lugar em todas as esferas da sociedade, participando também de grandes lideranças lado a lado com o homem.

Nós integrantes da M∴U∴R∴ entendemos que com a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, (...) “Considerando que os povos das Nações Unidas reafirmaram, na Carta, sua fé nos direitos humanos fundamentais, na dignidade e no valor da pessoa humana e na igualdade de direitos dos homens e das mulheres,”(...), não há mais espaço para acepção de pessoas neste mundo globalizado, onde mudanças ocorrem a todo momento. Entendemos também que a Maçonaria deve respeitar as leis e tratados internacionais, por isso não cabe mais discriminações. 

Diante deste panorama global, a M∴U∴R∴ congrega Lojas Maçônicas Femininas, Masculinas e Mistas em uma única potência, reconhecendo que somente desta forma é possível trabalhar pelo aperfeiçoamento moral, intelectual e social da humanidade, pelo fiel cumprimento do dever e a constante busca da verdade, cultivando entre todos, o conhecimento de que cada um é filho do Deus Criador e que as limitações geográficas devem servir apenas para facilitar a busca da felicidade pela correta aplicação da justiça. Somente com uma postura isonômica, poderemos atender aos verdadeiros princípios basilares da maçonaria, seus fins supremos que são: a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade.


Ana Cristina Azevedo∴ 


Grão-Mestre da M∴U∴R∴ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário