Translate

quinta-feira, 14 de junho de 2012


NASCIMENTO DA OMMILDH

         
Pelo ano de 1880 um grupo de Lojas Simbólicas, sob a jurisdição do Supremo Conselho de França, deliberou fundar uma Grande Loja, que foi conhecida como "La Grande Loge Symbolique Ecossais de France". Imbuídas de ideais progressistas, entre os quais o de franquear a Franco-Maçonaria às mulheres, essas Lojas tomaram várias iniciativas nesse sentido.
Por essa época, Maria Deraismes, jornalista e militante pelos direitos da mulher e da criança, e o Dr. Georges Martin, senador, conselheiro geral do Departamento do Sena e conselheiro municipal de Paris, empreendiam campanhas a favor dos direitos cívicos e políticos das mulheres, da defesa dos direitos das crianças oprimidas, contra a intolerância clerical e pelo estabelecimento de uma escola neutra que respeitasse as idéias individuais.
A conseqüência disso foi inevitável. Em 14 de janeiro de 1882, uma Loja do Grande Oriente de França, denominada "Les Libres Penseurs", no Oriente de Pecq, uma pequena cidade a oeste de Paris, iniciou a Srta. Maria Deraismes. Para tal, esta Loja nº 13 se proclamou independente da Obediência masculina "La Grande Loge Symbolique Ecossaise", da qual já estava separada há vários meses (do outono de 1881 ao verão de 1882).
Onze anos mais tarde, em 04 de abril de 1893, Maria Deraismes e Georges Martin, maçom de alta reputação, criam em Paris a primeira Loja Maçônica Mista. Desta "Loja Mãe" nascerá a Grande Loge Symbolique Ecossaise "Le Droit Humain", posteriormente ampliada num Supremo Conselho Internacional, que resultará, então, na criação da Ordem Maçônica Mista Internacional "Le Droit Humain", estabelecendo em definitivo a igualdade iniciática do homem e da mulher.
Maria Deraismes morre em 06 de fevereiro de 1894, e a tarefa de organizar e desenvolver "Le Droit Humain" recai sobre o Dr. Martin. Seu entusiasmo o conduzirá além das fronteiras, das etnias, das religiões e das culturas, e ele funda rapidamente Lojas fora da França: na Suíça e na Inglaterra.
A ORDEM se espalha pela Europa antes de se disseminar em outras partes do mundo.

SÍNTESE

A Ordem Maçônica Mista Internacional "Le Droit Humain" é uma instituição iniciática, filosófica, laica e filantrópica, que tem por missão trabalhar para o desenvolvimento e o progresso da Humanidade.
No plano individual, busca promover o progresso do valor individual, sem a imposição de dogmas e sem a necessidade de abandonar sua cultura ou ideais religiosos.
No plano grupal, trabalha para unir homens e mulheres que aprovam uma espiritualidade humanista, e que respeitem suas diferenças culturais e individuais.
"Le Droit Humain" foi edificada sobre um sonho maravilhoso, o de unir a humanidade apesar de todas as barreiras, etnias, geopolíticas, religiões e culturas.

Portanto, não poderíamso deixar passar despercebido que a origem das obedidências mista no Brasil tem forte influência da "Le Droit Humain" ou "O Direito Humano"

Nenhum comentário:

Postar um comentário